Curva abc entendendo o grau de importância de um produto categoria ou marca

O que é a Curva ABC?

Além da importância de categorizar os produtos agrupando-os em características semelhantes precisamos saber qual o grau de importância do Produto para nossa empresa. Quais são os produtos geradores ou tomadores de caixa…

Ou seja, de todos os produtos dentro do estoque, quais possuem mais saída, quais demoram mais para vender, quais geram maior lucro ou desempenho no faturamento… é aí que entra a Curva ABC.

A Curva ABC é um método que classifica os seus produtos por ordem de importância de valor de investimento ou de retorno financeiro. Relacionando os produtos do estoque de maneira que se possa entender qual é mais importante para o seu caixa e qual representa pouco faturamento. Essa ferramenta dividira seu estoque em 3 categorias : A, B e C.

Grupo A

Os produtos da categoria A são os mais importantes e os que mais devem ter sua atenção. Eles são os que têm mais saída e ainda trazem mais faturamento. Normalmente eles representam 80% do faturamento total dos seus produtos.

Grupo B

São produtos que têm uma importância média. Isso significa que eles correspondem a 15% do seu faturamento. Eles têm uma saída relativamente boa e correspondem por volta de 30% do volume de estoque.

Grupo C

Estes produtos representam geralmente maior volume quantitativo do que valor para os estoques. Podendo corresponder a 50% em quantidade e cerca de 5% em faturamento.
É importante saber que a curva ABC permite uma análise dos produtos que mais impactam o negócio. Contudo, a relação de valores não é fixa, podendo variar.

Outras possibilidades de relação para a curva ABC são: 60/30/10 ou 70/20/10, para alterar a proporção de distribuição da análise, clique no menu Segurança, Configuração Global Aba Produtos.

Como calcular a Curva ABC

Para calcular em qual categoria os seus produtos se encaixam é bem simples.

Primeiro é importante fazer uma lista de todos os produtos que você vende. Assim, some o custo deles multiplicando o valor unitário pela quantidade no estoque. Depois, organize por valores de maior a menor.

Então, some as primeiras linhas da tabela até que estas formem 80% do faturamento total. Esses produtos são os da categoria A. Em seguida, some os restantes até obter 15% do valor total do faturamento. Os produtos aqui são os da curva B. E os últimos, que somam 5% do faturamento, são os da curva C.

A curva ABC é preciosa para identificar os produtos com maior potencial de faturamento, por isso, utilize a como seu guia para estratégias de marketing e planejamento de ofertas.

A metodologia também deve pautar a forma de exposição dos produtos na loja, dando maior visibilidade aos itens classificados como A e B.

Porém, isso não quer dizer que produtos que fazem parte da categoria C devem ficar escassos nas prateleiras. Afinal, eles não trazem muito retorno financeiro, mas podem funcionar como chamarizes de clientes.

Ferramentas de Curva ABC

No Max Gestor aprimoramos esta ferramenta, pois além de classificar os produtos em estoque de acordo com sua importância comercial e valor investido. Fornecemos a análise das Marcas e grupos comercializados, auxiliando você a gerenciar melhor o estoque e a tomar decisões mais precisas sobre quais marcas e categorias de Produtos devem ser mantidas em estoque e em que quantidade, com dados sobre tempo de estoque, dias sem vendas, margem de contribuição, volume de estoque x giro de estoque e uma funcionalidade extra que analisa a evolução das vendas e histórico do movimento dos produtos de forma detalhada.

Qual a forma de disposição dos dados

Quando a Visão é de Importância de Valor investido em Estoque analiso a lista de itens ativos no estoque consolidado, desprezando os itens negativos, o Giro se baseia no Período de 1 Ano Fixo, e os dados comerciais serão referentes ao mês atual. Você pode analisar seus produtos por valor de Compra e Custo.

Quando a visão é comercial ( Vendas ) o sistema compara apenas o estoque dos itens vendidos dentro do período selecionado, você pode determinar o período que desejar, nesse caso se o período for maior que 12 meses o giro será referente ao período de vendas selecionado, nesta análise você poderá saber quais são os produtos que apresentam maior faturamento e lucro.

CURVA ABC
LucroLucro Bruto ou margem de contribuição do Produto
Ultima CompraUltima vez que o Produto deu entrada
Ultima VendaUltima vez que o Produto foi Vendido
DSV – Dias sem VendasQuanto tempo faz que o produto não é vendido
GiroNúmero de vezes por ano ou período que houve a reposição do produto e o tempo médio que os
itens ficam parados em estoque
COB – CoberturaA partir do historico de vendas trás o tempo medio em dias para acabar aquele produto no estoque
Qtde EstoqueEstoque Atual Consolidado
Qtde VendidaVendas Realizadas No Período Selecionado de 00/00/0000 até 00/00/0000
Valor de Venda UnitárioTraz na coluna o valor de Venda Médio do Produto Realizado no Período
Valor de Compra UnitárioTraz o valor pago na ultima vez que comprou o produto
Valor de Custo UnitárioTraz o valor de Custo Médio de Estoque
TotalValor Unitario x Quantidade de Estoque ou quantidade Vendida
%Valor Total unitario / Valor Total do Estoque * 100
AcumuladoSoma o % Anterior ao Atual até chegar em 100%
Classe ( Classificação )Todos os Produtos que juntos Representam ‘80%’ do Valor do Estoque ou Venda do Periodo = A
Todos os Produtos que juntos Representam ‘15%’ do Valor do Estoque ou Venda do Periodo = B
Todos os Produtos que juntos Representam ‘5%’ do Valor do Estoque ou Venda do Periodo = C

Tela de Detalhe da Movimentação do Produto

Na tela de Detalhamento da Movimentação do Produto que pode ser encontrada não só na Curva ABC, mas na Aba de Pesquisa de Produtos, vocês encontrarão um novo conceito de analisar seus produtos, sobre o ponto de vista do ciclo financeiro.

Informações detalhadas sobre este assunto abordaremos em um ebook específico, por enquanto o que você precisa entender é o conceito de um produto Gerador ou Tomador de Caixa.

Produtos geradores de caixa são aqueles cujo os valores das vendas entram no caixa da empresa antes mesmo de termos que pagar por eles.

Já os produtos tomadores de caixa são aqueles que precisamos comprar, arcar com todos os custos e só recebemos por eles após realizarmos as vendas.

Mas minha proposta vai além, serão considerados Produtos tomadores de Caixa, TODOS os produtos que não atingirem o prazo de Lucro Meta dentro de sua expectativa de Vendas. ( Menu Utilitários, Configuração Global, Aba Produtos, PRI (Prazo de Retorno do Investimento), neste conceito, quando realizo uma compra determino minha expectativa de retorno do capital investido, se o produto não atinge dentro do prazo esperado o retorno do capital, ou se ele terá que sofrer remarcação de preço (Valor Promocional) e/ou um esforço de marketing para alcançar suas expectativas, isso o coloca automaticamente neste critério, com essa abordagem você terá uma visão clara do quanto você ou sua equipe de compras estão sendo assertivos nas escolhas dos produtos a serem produzidos ou revendidos, bem como quais fornecedores e marcas deverão continuar sendo seus parceiros nessa jornada. (Assunto também de um futuro ebook sobre Open to buy ).

Quais são as outras informações relevantes deste novo Dash

  1. Quando acessado este formulário ele demonstra automaticamente de forma gráfica a movimentação do Produto no Período de um ano, tendo como base o mês atual;
  2. Compara o valor Investido x Valor Vendido analisando se conseguiu atingir o retorno do capital;
  3. Analisa a Importância da Marca e do Grupo ao qual o produto pertence;
  4. Analisa a importância do Produto dentro do Grupo;
  5. Compara sua Performance Mensal x a Marca e o Grupo que pertence ;
  6. Analisa a Margem média e se o custo e o preço de venda estão corretos;
  7. Analisa o Giro em vezes e Percentual de Estoque ;
  8. Analisa a Cobertura de estoque e os Dias sem vendas ( DSV ) com a data da última venda;
  9. Analisa o tempo em estoque e a quantidade vendida no Período de 1 Ano.

Novas Funcionalidades na versão de Setembro

1. Tela de cadastro de Produtos

2. Tela de Classificação de Produtos

3. Correção da Grade – ( Fim dos estoques fantasmas )

Muitas vezes por descuido, alguns clientes diminuem ou trocam a grade de um produto resultando em problemas graves nos resultados dos relatórios, criamos uma tela para realizar este tratamento. Eliminando “estoques fantasmas”.

4. Inteligência no Cadastro de Produtos

Nessa versão foi eliminada a necessidade de usar as telas de vínculo de cores e materiais o sistema irá vincular sozinho a cor e material do produto pela tela de entrada, diminuindo o tempo no cadastro de entrada de mercadoria.

5. Tela de Auditoria – Aprimoramento

Zerar Estoque por Intervalos de Códigos
Zerar Estoque com produtos Negativos

6. Nova tela de Transferência de Mercadorias

Se você possui mais de uma loja , a nova tela de transferência deixou ainda mais dinâmico este processo. Você sabia que ao utilizar a gestão única de estoque integrado entre lojas você passa a conseguir acompanhar em tempo real a movimentação dos produtos e o movimento de caixa da loja?

7. Novos Relatórios

Novo Relatório de Crediário ( Promissórias )
Novo Relatório de Análise do Retorno do Investimento
Novo Relatório de Ranking por Marca x Vendedor
Novo Relatório de Compras x Vendas

8. Nova tela de histórico do Produto

Você agora poderá monitorar produtos vendidos abaixo do Preço de Custo da sua loja e
Analisar cada operação realizada no período que desejar, deste que o produto entrou no seu estoque.

DICAS SOBRE O SISTEMA QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA….

O sistema possui uma tela para gestão de cashbacks, faça seus clientes irem mais vezes na sua loja aumentando o seu índice de frequência e faturamento.

Você sabia que o sistema analisa e informa a Recência, Frequência e Valor gasto por cliente?

O sistema também monitora quais são os grupos e marcas que seus clientes mais gostam, podendo desta forma direcionar campanhas mais precisas para seu público.

Vou ficando por aqui, vamos juntos mudar o mundo como empreendedor, estou realmente comprometido com você, saiba que o nosso lema aqui na empresa é: o seu sucesso é o meu sucesso.

Boas Vendas!!

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