Endomarketing, endovenda criando um time de alta performance

Sou empreendedor há 21 anos. E nessa jornada descobri que uma empresa pode passar 10 anos no vermelho. Mas, se ela tiver uma boa gestão e fluxo de caixa, ela irá sobreviver, comprovando a máxima de Marcelo Roque da Consultoria Preço Certo: “Faturamento é ego, lucro é ponto de vista, caixa é a realidade”.

Aprendi com meu mentor Pedro Souza do GEB, que a única forma de se ter sucesso é ter humildade para aprender e receber ajuda, e ter como prioridade Deus por ser a fonte de todas as coisas. Se você não credita em Deus ou no Universo, se não acredita em nada, devido suas crenças ou os desafios que teve em sua jornada existencial, então tudo bem também. Desde que, tenha a segunda prioridade como uma verdade, a percepção do “eu” como a pessoa mais importante que existe, e somente com autoimagem e autoestima poderemos continuar nossa jornada para vivenciar de verdade as outras prioridades que são, as pessoas que ama. Pois, só pode amar se sabe o que é amor próprio. A quarta prioridade seria o Trabalho, por mais que seja difícil para alguns aceitarem isso, somente o trabalho gera a quinta prioridade que é o dinheiro. Eu acredito que, para alguns, estas duas prioridades talvez devessem estar classificadas como 1 e 2. Mas, já parou para pensar no custo de se inverter as lei das prioridades existenciais? Falaremos sobre esse assunto em outro momento, mas pense nisso…

Com Manoel Edésio, meu amigo e mentor, aprendi o verdadeiro significado de transbordo, amizade e dedicação a um propósito. Através do curso Leadership ele conta todos os segredos que são necessários para o exercício de uma liderança extraordinária, deixando claro que o foco principal de um líder é a construção de uma cultura focada na orientação e sobretudo no exemplo. Um curso completo e poderoso fundamentado em ensinamentos da Bíblia, método utilizado também pelo Pedro, por ali estar a fonte vertical de todos os conhecimentos.

E para dizer a verdade… “Todo o conhecimento humano para ter sucesso em um negócio, já foi escrito, o que existe hoje são novos empreendedores cometendo os mesmos erros” ( Brian Tracy).

Semanalmente me dedico a compartilhar meu conhecimento e minha forma de ver o mundo. E nessa luta constante, busco sempre participar do maior número de cursos e palestras para que eu possa transmitir, para os meus clientes e amigos, informações importantes para o seu sucesso. Tendo também, o objetivo pessoal de melhorar um pouquinho todos os dias. E quer saber o impacto disso em sua vida?

Fonte: Hábitos Atômicos de James Clear

Se tomar ações de melhoria contantes, tanto no campo profissional quanto no pessoal, você estará 37% melhor todos os anos. Imagine o impacto disso em sua empresa!

Então preste bastante atenção neste conteúdo, que tem a função de aumentar muito a sua performance e lucratividade. E vamos juntos, mudar o mundo sendo empreendedor!

Roda da Vida: avalie e reflita sobre as 12 áreas fundamentais da sua vida e transcenda tudo aquilo que está te impedindo de dar o próximo passo, utilize esta bússola para alcançar o equilíbrio em campos fundamentais da sua existência. Nos solicite o envio do Arquivo que te permitirá fazer sua autoanálise.

“O que quero saber é o que você faz, com o que você sabe.”

Dale Carnegie – Como fazer amigos e influenciar pessoas.

Quantas vezes em minhas consultorias, no processo de diagnóstico e construção do planejamento estratégico, sofro com a resistência do próprio empresário que me contratou. Porque ele considera que aquilo que estou falando ele já sabe, ele já “domina”, para empresa dele não funciona, que precisamos pular as etapas e ir para a dor dele efetivamente. Mas daí, ao instalar o sistema e a IA Max Gestor, apurar os dados e o software demonstrar os pontos críticos que estão sendo negligenciados, em alguns casos gerando prejuízos, finalmente ele entende que as coisas precisam ser feitas, mas seguindo um processo. Algo feito com início, meio e fim com o objetivo de alcançar o melhor resultado possível.

Em outros momentos eu já deixei claro, que se não tiver controle absoluto sobre o estoque, você vai comprar errado! Vai continuar tendo produtos vencidos em sua prateleira e construir uma montanha de coleções passadas mês a mês, para serem vendidas com prejuízo ou serem doadas. Já vi muitas vezes esta história acontecer.

Se não atentar para a precificação de seus produtos, adicionando corretamente o que tem que compor seu custo variável, antes de gerar a margem de contribuição suficiente para bancar seus custos fixos e pró-labore, você continuará sendo o empresário que vende, vende, mas não vê a cor do dinheiro.

E entenda a primeira dica: ter faturamento alto e margem baixa, não é uma boa jogada. O contrário, é a sua melhor escolha… Faturamentos são para encher os olhos do leão do imposto de renda e do gerente do banco. Talvez para ser dito em uma roda de amigos do mesmo setor, mas trata-se apenas de ego. Acredite em mim, o que importa sempre é a última linha do seu DRE, o índice de lucratividade e a performance constante de sua loja, com fluxo de caixa positivo.

Enfim, concluído as observações iniciais para ter cuidado com você e foco no seu índice de lucratividade, vamos ao tema de hoje!

Endomarketing, endovenda criando um time de alta performance

Ao se criar um planejamento de Marketing e Vendas, os primeiros dados que precisamos levantar serão quais são os recursos humanos e financeiros que vamos usar. Na maioria das vezes este dado é mal calculado e a ação planejada fica pela metade…

O Planejamento antecede a ação, exercite sua imaginação. Mas tome cuidado, pois a cultura da sua empresa poderá comer a estratégia no café da manhã (Peter Druker). Lição aprendida no curso Rede Milionária com Dino Gueno, a primeira venda que você deve fazer, é para seus colaboradores, as pessoas só podem vender aquilo que elas conhecem, e um bom comportamento com sua equipe tem que ter os seguintes pontos de atenção:

1. Treine seus vendedores para ouvir, acredite é um grande diferencial, ao demonstrar empatia e o exercício de estar presente realmente, eles irão demonstrar exatamente os produtos certos. Ao contrário disso, você vai gerar um mal-estar e uma péssima experiencia ao seu cliente.

2. Encha o coração da sua equipe com entusiasmo. Tenho certeza de que você não gosta de pessoas que só ficam lamentando da vida. Então mãos à obra, demonstre as oportunidades que eles podem ter ao seguir os processos. Vendedor é percepção, que tal motivar toda equipe com um sistema de gamificação?

3. Tenha reuniões de alinhamento semanais com seus gerentes, pois a grande maioria não tem paciência de explicar e gostam de ficar na linha de frente. Demonstre para eles que delegar é uma coisa libertadora e implante a cultura do desenvolvimento.

4. A maioria dos empresários na prática passam 70% do seu tempo em atividades que não fazem a empresa crescer, seja prático em suas reuniões, principalmente nas individuais de performance. Demonstre, o que está funcionando, o que não está funcionando e pergunte que tipo de ajuda a pessoa precisa, para melhorar.

5. Tenha um sistema de premiação ou remuneração variável, acredite se quer realmente crescer, possibilite que as pessoas cresçam com você. Muitas lojas trabalham de domingo a domingo. Já pensou premiar suas vendedoras com o atendimento de uma diarista para limpar a casa delas e dois ingressos para o cinema ou um show de um artista que elas gostam, para aproveitarem com seus parceiros? Seja incrível para as pessoas…surpreenda.

6. Se pessoas bem-informadas cometem erros, imagine se você não tem alinhado o papel de cada pessoa dentro da sua empresa. Se sua comunicação é falha as chances de ter um time de alta performance será muito difícil. Deixe claro os objetivos da empresa e o que espera de cada um.

7. Esteja muito atento com a forma que lida com as pessoas, pondere o peso de suas palavras, parabenize em público os esforços e competências, mas jamais exponha um colaborador em uma situação de feedback negativo. Controle sua inteligência emocional, ou poderá criar um inimigo, sabotador dentro de casa.

8. Treinamentos tem que ser constantes, já pensou em trazer seus fornecedores para contar a história da nova coleção? O porquê aquela peça tem aquela cor e estilo.

9. Já pensou em fazer campanhas com seus fornecedores para premiar seus vendedores ao invés de promoções que diminuem sua margem de lucro?

10. Lembre-se, o primeiro cliente é o vendedor da sua loja, se ele não pode comprar, experimentar ou vivenciar aquele produto ou serviço, você provavelmente não conseguira vender produtos com valor agregado. O motivo é que, primeiro, faltarão argumentos para a exposição daquele produto, segundo, as pessoas vendem aquilo que elas conhecem, gostam e confiam.

Tenha um adorável mês com muitas vendas, dedique-se a sua equipe. Lembre-se, um líder que possui boa comunicação, proativo e atencioso, manterá seu time em alta performance, os ciclos serão cada vez mais rápidos no adorável mundo novo, e as revoluções em todos os campos serão extraordinárias. Mas o maior desafio para as lojas do varejo, será reter pessoas boas e comprometidas.

E para finalizar…. este mês tem uma novidade que te dará superpoderes!

Se destaque de seus concorrentes, tenha uma inteligência artificial trabalhando para você!!

Vamos juntos mudar o mundo Sendo Empreendedor!

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